5 de nov. de 2010

Confira a matéria da Claudia Leitte para a Revista Corpo a Corpo

Claudinha elétrica, no auge dos seus 30 anos, Claudia Leitte esbanja disposição e uma energia contagiante não só no palco, mas nos cuidados com a beleza - ela corre, pratica musculação e adora tratar os cabelos e a pele. Saiba aqui todos os truques da estrela para estar linda no verão.

Fabiana Gonçalves Fotos: André Schiliró Realização: Tomaz Souza Pinto Cabelo: Marco Antônio de Biaggi (MG Hair Design) e Thiago Fortes (assistente) Make: Kaká Moraes
 
Bem-humorada, alto-astral, divertida... É difícil descrever em uma só palavra a fase atual da cantora Claudia Leitte. Mas se eu tivesse a responsabilidade de definir em uma palavra, diria que ela está radiante. No auge de seus 30 anos, esbanja preparo físico - bem, nem preciso dizer muito, basta olhar o ensaio e conferir com os próprios olhos.

Como a cantora é exemplo de dedicação aos exercícios (e olha que ela já arrasa em cima do trio e nos seus shows), acreditamos que poderíamos deixar esse exemplo de determinação passar despercebido.

Você verá que não foi por acaso que escolhemos Claudinha para estampar a capa da edição de aniversário de 23 anos da Corpo a Corpo. A um mês do verão e a quase três do carnaval, a cantora baiana - sim, embora tenha nascido no Rio de Janeiro, ela recebeu o título de cidadã soteropolitana - já está com o corpo enxuto, a silhueta definida e com o pique total para levar a alegria aos shows que faz, seja com a turnê Rhytmos, em que divulga o novo CD As Máscaras, seja com as micaretas que faz pelo País, um esquenta para o carnaval de 2011.


Formas definidas
Talvez, para qualquer uma de nós, só o fato de Claudia Leitte ser uma cantora que levanta o público com canções animadíssimas, que queima quase mil calorias ao final de duas horas de cada show - ela faz entre quatro e cinco apresentações de quinta a domingo - já seria motivo suficiente para que ela descansasse nos demais dias. Mas não. Por ser mais do que dedicada no que faz, a cantora não mede esforços quando o assunto é melhorar a performance para se sentir melhor no palco.

"Se você quer saber, eu nunca me simpatizei com a musculação, mas tive de fazer dela uma aliada", revela. "Como tenho tendência a perder massa muscular com facilidade na temporada de shows, uso esse tipo de exercício a meu favor. E não apenas para manter a energia e o pique - já que ele me dá resistência -, mas também para ficar definida", garante. "Como disse, gosto de ver o resultado. E isso é o suficiente para ser determinada e aguentar as aulas de musculação que não são lá tão agradáveis. Mas se é preciso, vamos lá, né?", entrega, rindo.

Correr cantando
Para fazer dessas aulas algo sem sofrimento, Claudia conta com o apoio total da sua personal Carlla Sicupira, da Family Academia, de Salvador (BA), que encaixa as aulas da cantora durante a semana, entre os intervalos de shows.

Entre os ensaios para o show Rhytmos, Claudia começou a cantar durante os treinos de corrida. E essa novidade ajudou a melhorar sua performance nas apresentações. Por isso, sempre que pode, Claudia inclui a corrida no que sobra do seu tempo livre. "Confesso que dos exercícios que faço, a corrida é o que me dá mais prazer. E cantar enquanto corro me dá uma resposta cardiovascular incrível", garante a cantora, que diminuiu o treino que era de 40 para 20 minutos, já que a sua meta para o verão foi intensificar os exercícios de musculação.

Pronta para encarar o verão
A personal de Claudia, Carlla Sicupira, da Academia Family Fitness, de Salvador, dividiu o treino da cantora em duas partes: primeiro o de hipertrofia (aumento de massa muscular), que ela repete três vezes por semana; e o aeróbico, que ela faz duas vezes por semana. "Para variar o treino aeróbico, Claudia faz boxe, natação e treino na areia."

Treino personalizado
Segunda, quarta e sexta-feira
Aquecimento de 10 minutos na esteira ou em qualquer aparelho aeróbico. O intervalo entre as séries é de 30 segundos. Exceto no treino BISET*.

ABDOMINAIS
Segunda, quarta e sexta-feira
4 X 25 repetições com carga (variando os exercícios entre aparelhos e bolas, trabalhando os músculos reto, oblíquo e transverso)

Quadríceps, costas e tríceps
segunda e quinta-feira
Agachamento smith (3 X 8 repetições com 35 kg/35 kg BISET* )
Cadeira extensora (3 X 8/12 repetições com 75 kg)
Leg press 45 graus (3 X 12 repetições com 100 kg/100 kg)
Leg press horizontal - carrinho (3 X 10 repetições com 85 kg)
Puxador anterior fechado (3 X 8 repetições com 45 kg)
Tríceps testa (3 X 8 kg/8 kg)
Crucifixo invertido (3 X 8 repetições com 25 kg)
Tríceps polia (3 X 8 repetições com 35 kg)

Glúteos , abdutores, adutores e peitoral
quarta-feira
Cadeira abdutora (3 X 12 repetições com 70 kg)
Glúteo 4 apoios no aparelho (3 X 8 repetições com 35 kg BISET*)
Glúteo em pé no aparelho 3 X 8 repetições com 35 kg)
Glúteo em pé no banco (3 X 10 repetições com 10 kg de caneleira em cada perna)
Agachamento interno (3 X 10 repetições com 35 kg/35 kg)
Cadeira adutora - 3 séries de 12 repetições com 60 kg
Supino reto solto (3 X 10 repetições com 10 kg/10 kg)
Desenvolvimento lateral no aparelho (3 X 8 repetições com 25 kg)
Elevação frontal (3 X 8 repetições com 5 kg)

Panturrilha, posterior da perna , bíceps e ombro
terça e sexta-feira
Aquecimento com 20 minutos de corrida forte e circuito: alternando cada 2 exercícios de musculação com 3 minutos de corrida

Panturrilha em pé no aparelho (3 X 15 repetições com 40 kg)
Mesa flexora (3 X 8 repetições com 40 kg) *BISET
Flexora em pé (3 X 8 repetições com 25 kg)
Cadeira flexora (4 X 2 repetições com 60 kg)
Rosca direta barra (3 X 8 repetições com 10 kg/10 kg)
Rosca concentrada (3 X 8 repetições com 8 kg)
Desenvolvimento lateral com aparelho (3 X 8 repetições com 25 kg)
Elevação frontal (3 X 8 repetições com 5 kg)

*Combinação de dois exercícios. Faz uma série de um e vai para o outro movimento em seguida. Descansa 40 segundos e repete o mesmo exercício.


"A mulher deve ter força de vontade e determinação. Se ela quer emagrecer, mas não mantém a linha, não vai conseguir o resultado"

Conselhos de Claudinha
Engana-se quem pensa que por contar com uma equipe à sua volta, a cantora tem tudo à mão e por isso é mais fácil manter a silhueta enxuta, os cabelos impecáveis e a pele sempre tonificada e viçosa. "Acho que a mulher deve ter força de vontade e determinação. Se ela quer emagrecer, por exemplo, não adianta falar que a famosa tem personal e que por isso obtém o resultado. 

Se ela não mantiver a linha, não vai conseguir o resultado desejado, mesmo tendo personal ou malhando na melhor academia", acredita. "Portanto, meu conselho é: tenha força de vontade", enfatiza. "A mulher sedentária, come alimentos altamente calóricos, não se cuida e depois vê alguma celebridade na TV que está magra, definida e diz que é porque ela tem personal trainer ou nutricionista. A vida não é assim. É preciso ter foco. Se ela precisa emagrecer, deve se mexer nem que seja numa caminhada diária, mas digo diária mesmo, pois é necessário manter uma rotina. Sem contar que é preciso diminuir o consumo de gorduras e doces", aconselha. "Infelizmente, tudo tem um preço!", admite.

A nova morena do pedaço!
Como ser loira, segundo Claudia, é privilégio para quem tem muito tempo, desde que escureceu as madeixas com Juha Antero, do MG Hair (SP), não quer mais saber de clareá-las. "Ser loira dá muito trabalho, pois a raiz cresce rápido e lá tinha eu de correr para o salão do Marco [Antônio de Biaggi] e refazer as luzes. Como tenho pouco tempo, decidi escurecê-los. Assim, fico um tempinho a mais longe do salão", entrega, rindo. 

Mas como o fundo dela é claro, não tem jeito, os fios já clarearam bastante desde a primeira mudança.
"Por ter tintura há muito tempo nos fios, o cabelo fica poroso. Ele pareceu bem escuro nos primeiros dias, mas uma semana depois já estava quase loiro", admite. "A vantagem, porém, é que agora as luzes aparecem um pouco mais escuras e eu não tenho a necessidade de retocar a raiz a cada duas semanas. E com a raiz mais escura, o visual ficou bem prático e as nuances claras das pontas, naturais, como diz o Marco: 'como se fossem queimadas de sol'", brinca a cantora, imitando o seu cabeleireiro.

Nos cuidados diários para manter os fios saudáveis, Claudia lança mão de xampu e condicionador para cabelos tingidos e um produto termoativado antes de fazer a escova, pois é a forma que encontrou para proteger os fios. "Sempre que possível, pelo menos a cada 15 dias, faço hidratação, seja no salão ou em casa mesmo. Considero esse cuidado fundamental para manter a saúde dos fios, principalmente de quem tinge, como eu."

PRODUÇÃO DE MODA: CRISTIAN HEVERSON/ ela usa: maiô preto de tule adriana de greas, pulseira de cristais pretos claudia arbex, biquíni com tachas limonada beach wear e pulseiras de madeira laqueada pitanga acessórios.


Marca registrada
Não tem jeito, é só olhar para o look da cantora que você se depara com os olhos dramáticos, muitas vezes feitos por ela mesma. "De tanto ser maquiada fui aprendendo e me viro superbem", entrega. Está disposta a aprender e copiar? Claudinha ensina:

Primeiro, eu passo a sombra preta rente aos cílios superiores e esfumo até preencher o côncavo.

Em seguida, faço um traço médio com delineador preto rente aos cílios superiores e esfumo para não ficar marcado. Com a sombra preta, esfumo levemente dentro dos cílios inferiores.

Dentro dos cílios inferiores eu passo o lápis kajal marrom, que deixa os olhos mais amendoados.

Cubro a sobrancelha com a sombra marrom, para corrigir qualquer falha, e finalizo com máscara. Nas maçãs uso um blush terroso e, nos lábios, apenas um gloss cor de boca.


Vaidade sob medida
Claudia garante que quando tem tempo de folga aproveita para curtir o filho e a família. Ela não é adepta de massagens e outros tratamentos estéticos. "No máximo, passo um hidratante no corpo, diariamente. Acho que esse já é um mimo que faço por mim", entrega, rindo. Podemos dizer que a maquiagem de Claudia é sua marca registrada, mas se engana quem pensa que ela anda sempre assim, impecável, quando não está a trabalho.

"Sempre que posso, se estou em casa ou no hotel, por exemplo, passo apenas um protetor solar FPS 15 e mais nada. Assim, deixo a pele respirar", admite. Agora, nem por isso ela deixa de lado o seu kit básico de maquiagem: "Uma base com protetor solar, um blush rosinha para dar um ar de saúde à pele, um gloss cor de boca e, claro, uma máscara de cílios. Tenho usado muito a Telescopic Explosion, de L'Oréal Paris. O resultado é incrível", garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário