Biografia

2010
 
É com essa frase que a Negra Alemã, assim definida por Carlinhos Brown, finaliza seu espetáculo nas areias cariocas de Copacabana, gravação do seu primeiro DVD em carreira solo em 2008 com a presença de milhões de pessoas. É assim que essa mulher de 30 anos leva sua música, sua dança e suas raízes para todos os cantos desse país continental e vence fronteiras internacionais.

Claudia Leitte conquistou milhares de fãs, tem como aliado a inovação em seus shows a cada turnê buscando sempre surpreender a legião de fãs que a acompanha por onde quer que vá.

Claudia Leitte encanta multidões e causa alvoroço por onde passa. Simpatia, humildade bases sólidas e valores positivos, tudo condensado nessa mulher que foi criada no bairro da Saúde, Centro Histórico de Salvador, a dois passos do Pelô, e viveu na infância em meio a contos de fadas onde havia bailes, príncipes ou princesas e palco iluminado pela imaginação de uma criança que sabia o que queria. E qual seria o seu destino.

Já não há mais um sonho, hoje ela vive a realidade de levar mais de 3 milhões de pessoas por ano aos seus shows que são realizados de norte a sul do Brasil, estampa a capa das melhores publicações nacionais, contabiliza nas diversas mídias mais de 2 milhões de centímetros por ano destinados ao seu trabalho, a sua história e a sua música. E mais de 200 horas de exposição na TV, em entrevistas e participação em programas de variedades, além de ter suas músicas entre as cinco mais executadas nas rádios de todo o BRASIL durante o ano.

Um verdadeiro caldeirão musical, com uma harmoniosa mistura de estilos musicais, raças, credos e cores. Ela criou seu estilo, bebeu na fonte das suas influências musicais MPB, Axé, Pop, R&B, Hip Hop, Rock, e leva para o palco uma enorme gama de ritmos e gêneros envolta em muito swing e um batuque para lá de moderno.... uma cantora que contagia o Brasil.

Claudia Leitte, Disco de Ouro com seu CD "Ao Vivo em Copacabana" e Platina Dupla com o DVD do mesmo produto, tem milhões de discos vendidos com suas canções. Seu mais recente trabalho, "As Mascaras", recebeu a indicação de melhor álbum Pop Contemporâneo no Grammy Latino de 2010. Lá apresentou uma das categorias da premiação ao lado do cantor Jaime Camil televisionada para mais de 13.000.000 de pessoas em todo o mundo. Recebida como uma das maiores estrelas da música brasileira, Claudia retornou de Las Vegas com a certeza de que está no caminho certo e sua música transpõe fronteiras.

Ainda nos Estados Unidos, um encontro com o cantor Rick Martin fez nascer entre os dois uma grande amizade e parceria, materializada recentemente com a participação de Claudia no novo trabalho do cantor porto-riquenho. Da parceria nasceu a música “Samba”, gravada por Claudia e Rick Martin, que será faixa do próximo álbum do astro que chega em breve ao Brasil. E daí para frente as conquistas têm sido uma freqüente, dentro e fora do Brasil.

Claudia já levou sua musicalidade ao Chile, a Londres e Portugal e ano passado voltou a invadir os Estados Unidos, onde comandou, dessa vez, o Brazilian Day Miami para uma empolgada platéia composta por brasileiros, latinos e americanos que se renderam aos encantos da musa baiana.

Seu novo álbum tem algumas de suas faixas, como “Famo$a”, 'Don Juan' e o hit 'As Máscaras’ entre as líderes em execução no país. E neste verão desembarca com outro hit que já está na boca do povo e caminha para ser a música do Carnaval baiano de 2011, “Água”. A música ganhou um clipe gravado em Salvador e é carro chefe na nova turnê lançada na virada do ano, também na capital baiana, no Réveillon da Cidade, com direito a uma superprodução que deve acompanhá-la por todo o Brasil, com cenário, figurino e repertório de surpreender o público.

Nesses dez anos de carreira Claudia coleciona dezenas de prêmios e entre os mais marcantes conquistados no ano que passou destacam-se o de Melhor cantora, no Troféu Imprensa do SBT, Melhor cantora nos Melhores do ano da Rede Globo Globo, Personalidade do ano na música pela Revista ISTOÉ Gente, Troféu Band Folia, Premio Nick, Capricho Awards.

Claudia Leitte, não esquece que é cidadã e empresta sua imagem a diversas ações sociais como o Criança Esperança, onde já coleciona seis participações e o Teleton, no SBT. É madrinha de campanhas de Combate às Drogas, em SP, e à Violência Sexual contra crianças e adolescentes, do Ministério Público da Bahia, entre outras. E do Centro de Oncologia do Hospital Aristides Maltez, em Salvador.

Essa é Claudia Leitte!!!

2009

A Turnê Sette e a concretização da carreira solo
Em busca da perfeição, simbolizada pelo número 7, que com dois “t” dá nome a sua nova turnê, Sette, Claudia Leitte leva aos palcos do Brasil a síntese de um trabalho que começou na praia de Copacabana, no Rio, e que vem aumentando o sucesso da cantora junto à crítica e público. Claudia Leitte tem verdadeira fascinação pelo número 7 e explica que esse número sempre a acompanha. “Tenho mania de 7 desde pequena. Eu somo placas de carro, números de casas, de ônibus e, claro faço o estudo da Bíblia, que menciona o numero sete muitas e muitas vezes. Não sou supersticiosa, mas acredito no sobrenatural. Hoje quando faço estudo da palavra de Deus, acho que ter este contato com o numero sete é como se estivesse sendo lembrada de algo especial o tempo inteiro. Eu me casei no dia sete, nasci no mês 7, meu nome tem 7 letras, quando comecei no babado éramos 7 músicos, são 7 as notas musicais, 7 são os pecados capitais e por aí vai.”

Claudia Leitte vai para o estúdio e prepara seu novo trabalho, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2010. Um CD que está sendo gravado com todo carinho e que vem com um o DVD de clipes, um deles gravado na comunidade da Rocinha, além de um reality show do making off de suas gravações e de momentos de sua intimidade, que Claudia quer compartilhar com seu público.

Nova gravadora
Em novembro, a Sony Music anuncia a chegada da cantora Claudia Leitte ao seu cast nacional. A gravadora passa a responder pela produção e comercialização de seus álbuns.
A nova música de trabalho, “As Máscaras”, é lançada com sucesso e começa a ser distribuída para as rádios de todo o país.

“Fico orgulhoso de ter uma estrela como a Claudia Leitte, tão jovem e talentosa, e que também tem uma missão de carreira internacional”, diz o presidente da Sony Music Brasil, Alexandre Schiavo.
Exttravasando Brasil afora e quebrando fronteiras internacionais, Claudia Leitte sem sombra de dúvida consagra-se como grande intérprete da Música Popular Brasileira. Profissionalmente, a cantora que começou sua carreira no Babado Novo, em 2001, onde permanece durante sete anos, parte para a carreira solo em 2008 e atualmente leva o show Sette aos palcos de todo o país, comemora prêmios, casa lotada por onde passa e agenda cheia, já prepara seus próximos planos para o próximo verão, e um deles, o primeiro ‘navio elétrico’ da história, além de grandes surpresas para o carnaval de 2010.

2008

A grande virada para a carreira solo
Na terça-feira de carnaval, no circuito Dodô, no Campo Grande, Claudia Leitte chama todos os integrantes de sua equipe, segura as lágrimas, agradece por tudo que construíram na trajetória de sucesso do Babado Novo e anuncia que a partir daquele momento, estaria junto com eles em outra etapa de sua vida: a carreira solo.

Eleita a nova musa do carnaval baiano, Claudia Leitte recebe da Band FM os títulos de “Melhor banda”, “Melhor cantora” e “Melhor música – Exttravasa”, e da Rede TV e da rádio Piatã FM ganha os prêmios de “Melhor cantora”, consagrando-se definitivamente como intérprete nacional.
Logo após o carnaval, Claudia Leitte embarca para o Rio de Janeiro, para concretizar com um mega show a gravação do novo CD e DVD “Claudia Leitte ao vivo em Copacabana”. Gravado na praia de Copacabana, o evento reúne mais de um milhão de pessoas.

Nessa primeira apresentação solo, Claudia Leitte leva para o palco sete composições inéditas e pide o palco com artistas como Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Wando, Badauí, vocalista do CPM22 e Gabriel O Pensador, que coloca toda sua levada rap para o já consagrado hit “Exttravasa”. Entre as inéditas estão “Beijar na boca”, “No carnaval de Salvador”, “Quem é de fé balança”, “Pássaros”, “Horizonte”, “Xenheinhein” e “Eu grito”.

2007

Turnês de sucesso pelo Brasil e EUA e mais um sonho realizado
Esse ano começa com um excepcional carnaval, onde Claudia Leitte sacode a galera de cima do trio e emenda Salvador e Porto Seguro numa festa só.

Após o carnaval, mais precisamente no dia 7 de março, no hotel Convento do Carmo, Claudia Leitte casa-se com o empresário Márcio Pedreira, numa cerimônia inesquecível e parte para um merecido descanso em Paris, para aproveitar a lua-de-mel e viver uns dias longe dos agitos profissionais.

Na volta ao Brasil, Claudia Leitte desembarca praticamente em cima do palco. Com uma agenda atribulada, entre shows, estúdios, ensaios, gravação de comerciais e campanhas publicitárias, a banda Babado Novo é convidada a integrar parcerias memoráveis como o Festival Pop Rock junto com CPM 22, no já conceituado Stúdio Coca-Cola e o Projeto Casa do Samba junto com Jair Rodrigues.

Com uma agenda crescente e reconhecimento de norte a sul do país, o Babado Novo prossegue com sua carreira internacional, participando de eventos como o consagrado “Brazilian Day”, que acontece na cidade de New York, EUA.

2005/06

A consagração nacional
Em 2005, antes de eletrizar o carnaval de Salvador, onde passa a reinar ao lado de grandes nomes da música baiana, Claudia Leitte e o Babado Novo despontam nas paradas de todo o Brasil com um novo trabalho, intitulado “O Diário de Claudinha”, CD que emplaca o hit “Bola de Sabão” do compositor Ramon Cruz, nas principais FMs do País. O título do CD nasceu da vontade de pidir com os fãs as emoções vividas nesses quatro anos e um pouco do dia-a-dia da banda.

“Eu queria que o disco tivesse um pouco desse clima de intimidade que só um diário pode revelar. Recebo muitas cartas de pessoas que me contam suas vidas e queria poder retribuir um pouco desse carinho de alguma maneira”, conta Claudia Leitte.
“Pensamos em mostrar nossas emoções através da música pra que as pessoas saibam que a gente se importa com elas, de verdade”, – complementa Claudia.

E por conta desse trabalho vem a consagração nacional. No ano de 2006 Claudia Leitte começa a definir bem seu estilo, e mais madura, deixa transbordar seu talento em todos os trabalhos e co-assina duas faixas no novo disco.

Lança o CD Ver-te Mar, que vende mais de 70 mil cópias, estoura músicas como “Insolação no Coração”, “Doce Paixão” e “Pensando em Você”, arremata elogios do público e segundo o crítico de música baiano, Hagamenon Brito, o “CD Ver-te Mar é o melhor disco da banda, pois reflete não apenas a experiência adquirida em centenas de apresentações por todo o Brasil, mas, sobretudo, um maior cuidado na seleção do repertório e nos arranjos.

“Todos nós amadurecemos e à medida que o tempo vai passando, a gente vai conquistando coisas e sonhando com outras. É natural que seja assim, a gente sempre vai querer fazer melhor no próximo disco. Essa foi a primeira vez que paramos por um mês inteiro só pra gravar, estudar, ensaiar, pensar no disco com bastante dedicação”, conta Claudia orgulhosa e muito mais segura.

2003/04

A consolidação da banda
O sucesso do Babado Novo se consolida em 2003, com a conquista do Troféu Dodô & Osmar, premiação do Carnaval de Salvador, nas categorias de “Melhor Banda” e “Cantora Revelação”. No mesmo ano o Babado Novo é contratado pela Universal Music e grava o seu segundo álbum – Babado Novo – Sem Vergonha ao Vivo.

O ano de 2004 também se revela muito bom para Claudia Leitte e o Babado Novo. No Carnaval daquele ano, o grupo ganha os troféus Dodô & Osmar de “Melhor Produção Visual para a cantora Claudia Leitte” e Band Folia de “Melhor Banda”. Em junho, em cerimônia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, a banda Babado Novo recebe o “Prêmio Multishow de Música Brasileira”, na categoria de “Grupo Revelação”.

Em setembro, grava o primeiro DVD intitulado “Uau”, gravado em Salvador, Bahia, e no mês seguinte faz a sua estréia internacional com shows nos Estados Unidos, nos estados da Flórida, Nova Jersey e Massachusetts.

2001/02

O começo de tudo
Um grande desafio. Levar adiante o já consagrado axé music, sinônimo de alegria e do carnaval da Bahia por todo o Brasil, misturado com o pop e inserido numa linguagem nova para fazer acontecer uma nova banda.

Em novembro de 2001, Claudia Leitte e Babado Novo começam a tocar em cidades do Nordeste. Primeiro em casas noturnas para em pouco tempo conquistar os primeiros palcos no circuito dos carnavais fora de época. Assim nasce um dos maiores sucessos da música baiana na atualidade e que conquista rapidamente o Brasil inteiro.

“Ralamos muito no começo. Eram dois, até três shows num dia. As cidades podiam até ser perto, mas as estradas… Era buraqueira, poeira, microfone dando choque, palco que sacudia e dava um medo danado, mas vencemos. Isso é o que importa. Tínhamos Deus do nosso lado e ele nunca nos abandonou” – diz Claudia.

Em menos de um ano, o Babado Novo se transforma em fenômeno de público em todo o País e ganha Disco de Ouro com o CD Babado Novo. Carismática e irreverente, Claudia Leitte vira referência, revelação na música baiana e os músicos da banda, sinônimo de alto astral.

Com arranjos bem elaborados, o Babado Novo mostra que é possível unir o suingue baiano ao pop, fazer uma pegada diferente com uma linguagem mais jovial. O primeiro grande sucesso da banda nas rádios, a releitura de “Amor Perfeito”, música imortalizada na voz de Roberto Carlos, torna-se um hit na voz de Claudia Leitte. A partir daí, a banda emplaca persos hits como “Cai Fora”, “Eu Fico”, “Safado,Cachorro, Sem-Vergonha”, “Doce Desejo” e “Canudinho”, músicas que consagram o Babado Novo e a tornam conhecida de norte a sul do País.

2000

A realização de um sonho
Sua paixão pelos palcos ou apenas por um violão numa roda de amigos é indescritível como Claudia mesmo revela. Ao sair da Banda Violeta, Claudia junta alguns amigos e, na informalidade, forma a banda “Macaco Prego”. “Não sei o que seria de mim sem a música. Só fiz Direito e Comunicação pela necessidade de estudar”, diz ela.

O sonho de se tornar uma cantora profissional começa a ganhar forma em 2000, quando Cláudia Leitte passa a ser empresariada por Cal Adam e Manoel Castro. Claudia entra para a banda Nata do Samba, para pidir os vocais com o cantor Faustão, e no ano seguinte ingressa na CIA do Pagode, onde tem uma rápida passagem até se tornar a vocalista da Banda Babado Novo.

Com o Babado Novo inicia-se a realização de um sonho, “um projeto que saiu do coração de cada integrante e faz parte da minha vida até hoje, mas nada seria completo sem o apoio da minha família e a proteção de Deus”. A mãe Ilna e o pai, Claudio, são a referência em tudo, verdadeiros anjos da guarda, mesmo quando fisicamente estão longe. A essa dupla soma-se os irmãos Claudio Junior, Flavia e o maridão, Márcio Pedreira, parceiro de todas as horas. Acima deles, só Deus. Com Ele, Claudia conversa sempre que pode. A Ele, agradece tudo que consegue na vida.

1990

Os primeiros passos artísticos
A música vai entrando na vida de Claudia Leitte sem pedir licença. Menina ainda, 10, 12 anos, enquanto as coleguinhas têm os mais variados sonhos e propósitos na vida, ela segue firme com o sonho de ser cantora. Autodidata, compra revistas de partituras e se delicia dando seus primeiros acordes no violão e descobrindo que a paixão pela música acabaria se tornando uma história de amor eterno.

“Acho que já nasci cantora. Minha mãe costuma brincar e dizer que em lugar de chorar na hora do parto eu cantei rsrsrsrs. Vou acabar acreditando. Na verdade a música está em minha vida, faz parte dela. Às vezes acordo no meio da noite, que muitas vezes é dia porque não tenho hora para dormir só para pensar num acorde, num arranjo, numa música.”, diz Claudia Leitte.

É essa paixão que a faz, sozinha, aprender a tocar violão e hoje praticamente colocar seu dedo em todas as músicas que canta e grava. Se não pide a composição, pide os arranjos e o resultado é o sucesso que sempre cai na boca do povo e atrai o elogio da crítica.

“Gosto de escrever, mas, sou bastante crítica quanto a isso. Um exemplo é Lirirrixan. Nós a fizemos por persão e, a princípio, não tínhamos a intenção de gravá-la. Hoje não deixo de tocá-la em nenhum show. Eu a amo. Componho muito, a todo instante, basta que a inspiração venha, mas nem sempre faço questão de gravar minhas músicas. Entretanto, ‘Stay’, que está no CD Ver-te mar, é uma composição minha em parceria com Sérgio Rocha que fiz questão de gravar por ser uma música que eu curti muito”, diz Claudia.

Mas voltando ao passado, aos 13 anos, vem a primeira chance e Claudia estréia como backing vocal do cantor e compositor baiano Nando Borges.

Claudia Leitte ingressa nas Faculdades de Música, de Direito e de Comunicação, mas o amor pela música definitivamente fala mais alto e Claudia opta pelo curso de Música. Contudo, o projeto não vai adiante, pois a carreira começa a se tornar uma realidade com o surgimento da Banda Violeta, uma banda de forró, onde Claudia dá os primeiros passos no palco e com uma atribulada agenda de trabalho vê-se obrigada a adiar, os planos de concluir uma faculdade.

1980

Nasce uma estrela
Claudia Cristina Leitte Inácio Pedreira ou simplesmente Claudia Leitte, nasce em São Gonçalo, interior do estado do Rio de Janeiro, em 10 de julho de 1980 e muda-se com a família, para Salvador ainda nos primeiros dias de vida. De São Gonçalo, guarda tênues recordações da casa da avó paterna, Dona Maria Creuza, onde passava alguns dias durante o ano, mas é no velho Largo da Saúde e nas ruas de calçamento irregular que vive boa parte da infância e começa a descobrir seu gosto pela música.

Situado no Centro Histórico de Salvador, com centenários casarões e velhas igrejas, a dois passos da Baixa dos Sapateiros, do Pelourinho e do secular Convento do Carmo, que contemplava à distância sem jamais imaginar que um dia viraria palco para realização do seu casamento com o empresário Marcio Pedreira, o bairro da Saúde está muito vivo na memória de Claudia Leitte.

“A Saúde, há 20 anos, parecia uma cidadezinha do interior. Os vizinhos botavam as cadeiras na porta da casa e ficavam proseando. O tempo passava arrastado, nós na rua brincando e os adultos ali perto, sempre vigilantes. Era muito bom! E acho que a música já me sondava, pois eu morava exatamente em frente à casa do Batatinha, um dos grandes compositores dessa terra e que eu sempre admirei muito.”

Aos 3 anos, Claudia Leitte dribla a vigilância dos pais, sobe no palco de uma churrascaria e, aproveitando o intervalo deixado pelo cantor que se apresentava, dispara no microfone “Emília, Emília, Emília…”, música tema do Sítio do Pica-pau Amarelo.
Ao que se tem notícia foi a primeira vez que Claudia Cristina Leitte Inácio Pedreira pisa num palco. Além das muitas palmas ao final de sua apresentação, a pequena ganha também um belo pito dos pais pela travessura.
Com a Bahia e o Bahêêêa no coração

Embora tenha nascido em outro estado, Claudia Leitte se considera baiana, pois chega em Salvador ainda muito criança, para criar raízes numa terra rica no misticismo, na musicalidade, nas artes e na cultura. Chega e incorpora o jeito baiano de ser. Como boa ‘baiana’, Claudia Leitte gosta do tempero da terra, da culinária de origem africana, embora tenha verdadeira paixão pela comida japonesa, e não dispensa uma água de coco à mesa. Torce pelo Bahia, paixão que não esconde, mesmo quando o time estava na terceira pisão do futebol brasileiro e se não é, oficialmente, a madrinha do clube já ocupa esse lugar no coração da torcida.

“Amo a Bahia e amo o Bahia. Vamos lá Bahêêêa! Não sei em que ordem amo mais, só sei que numa intensidade que não me permite medir. Mas não quero que o torcedor do Vitória fique triste comigo. Eu vibrei também quando o Vitória foi para a primeira pisão e torço para vê-lo grande. Aliás, tudo que é da minha Bahia eu quero ver forte, brilhando, vencendo. Tudo que dá alegria ao povo, me dá alegria e me deixa feliz”, diz Claudia.

De vida simples, embora atribulada, adora sair anônima, quando consegue, pelas ruas da cidade. Comer nos restaurantes japoneses, contemplar o Pelourinho, tão marcante em sua infância e curtir um por do sol no Farol da Barra.

“Mas sabe, quando o jatinho vem chegando adoro ficar olhando da janelinha, contemplando cada pedaço de chão dessa terra, me localizando, dizendo por ali já passei, ali eu já estive, olha como a cidade está crescendo. Eu gosto muito de Salvador, do meu povo, da minha gente. De ser baiana por opção. E até me emociono quando falo isso”, diz Claudia.

Crítica em tudo que faz, exigente e perfeccionista, Claudia Leitte é uma espécie de símbolo de ternura, carinho, amor e simpatia e continua a mesma menina do bairro da Saúde, onde viveu sua infância e cultivou o sonho de ser cantora.